segunda-feira, 11 de junho de 2012

PROJETO II : CONHECENDO O MUNDO MÁGICO DA POESIA Despertando um novo olhar para a literatura

PROFESSORAS RESPONSÁVEIS: ALBA LUCIA OLIVEIRA SILVA MACÊDO,EDINÉIA DA SILVA ROCHA,MARIA SÔNIA ALVES DA SILVA INTRODUÇÃO Este projeto é uma adaptação da versão original de um projeto desenvolvido no ano de 2011. Consiste na proposta de desenvolver a relação entre o aluno e o mundo mágico da poesia de forma lúdica, interagindo com situações diversas em que o aluno possa agir refletir e voltar a agir em função dos novos desafios a que estão constantemente sendo propostos. A seqüência didática se realiza com mais plenitude quando as idéias podem ser compartilhadas coletivamente. Assim, partindo do pressuposto da Pragmática que considera a linguagem a partir do uso, optamos por trabalhar com poesia. A partir das atividades de leitura e escrita, o aluno fará uso da linguagem respeitando as máximas conversacionais e deixando fluir o interesse em conhecer e vivenciar este gênero. A seguir, apresentamos uma Seqüência Didática relativa a esse projeto e que será desenvolvida na Escola Municipal Santo Antonio da Cachoeira, nas turmas de 6º e 7º ano com 122 alunos ao todo, sob a coordenação das professoras Alba Lucia Oliveira Silva Macedo, Maria Sônia Alves da Silva e Edineia da Silva Rocha. Tendo em vista que na versão anterior foram trabalhados os poetas Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes, daremos seqüência com os poetas Gonçalves Dias e Cecília Meireles com o intuito de aprimorar o gosto pela leitura do texto literário e desenvolver nos alunos a competência para exprimir-se em versos. OBJETIVOS • Desenvolver o gosto pela leitura do texto literário; • Conhecer a produção poética de Gonçalves Dias e Cecília Meireles. • Estabelecer diálogos entre acontecimentos históricos; • Vivenciar momentos de fruição estética; • Produzir poemas. METODOLOGIAS E ETAPAS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA • Apresentação do projeto aos alunos; • Levantamento de conhecimentos prévios dos alunos acerca do texto poético e dos autores em questão; • Pesquisa bibliográfica pelo professor/aluno e levantamento de dados sobre a vida dos poetas Gonçalves Dias e Cecília Meireles. • Leitura de livros; • Seleção de textos para trabalhar em sala de aula; • Leitura e discussão dos textos selecionados na sala de aula; • Produção de poesia; • Confecção de varal de poesias; • Coletânea de poesias dos alunos. • Leitura de poemas por professores de língua portuguesa; • Coletânea de poesia de Gonçalves Dias e Cecília Meireles. • Culminância ( sarau , dramatização, caracterização dos poetas Gonçalves Dias e Cecília Meireles, coreografia, paródia.) CRONOGRAMA Março: Apresentação do projeto;Levantamento de conhecimentos prévios dos alunos acerca do texto poético e dos autores em questão;Pesquisa bibliográfica pelo professor/aluno e levantamento de dados sobre a vida dos poetas Gonçalves Dias e Cecília Meireles. Abril: Leitura de livros;Seleção de textos para trabalhar em sala de aula; Leitura e discussão dos textos selecionados na sala de aula; Produção de poesia;Confecção de varal de poesias; Coletânea de poesias dos alunos;Leitura de poemas por professores de língua portuguesa; Coletânea de poesia de Gonçalves Dias e Cecília Meireles. Maio: Culminância ( sarau , dramatização, caracterização dos poetas Gonçalves Dias e Cecília Meireles, coreografia, paródia.)

Nenhum comentário: